Assessoria de imprensa:
Entenda o que é e como fazer.
É a assessoria de imprensa que contribui com a promoção da visibilidade midiática e tem papel relevante na construção de identidade e imagem de organizações, marcas e pessoas.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma área robusta dentro do campo jornalístico, sendo fundamental para o relacionamento entre clientes e meios de comunicação, tanto tradicionais quanto digitais. Na Alfa, oferecemos uma abordagem completa de assessoria 360º para nossos clientes. Isso significa que cuidamos de todo o processo, desde a criação até a disseminação eficaz e ampla da notícia, garantindo visibilidade e impacto significativos.
A chamada mídia espontânea é um dos principais objetivos de uma assessoria, pois é por meio dela que a empresa ganha destaque nos veículos de comunicação. Mais do que administrar informações para torná-las relevantes, é necessário saber para quem direcionar.
Como surgiu a assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa surgiu em 1906, quando o jornalista norte-americano Ivy Lee decidiu abandonar o jornalismo e montou o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo. Mais de 100 anos depois, a assessoria de imprensa passou por muitas transformações. Com o desenvolvimento da assessoria nos moldes jornalísticos, o que possibilita o trânsito de informações através da produção de notícias institucionais, as redações contam com seu apoio na produção de pautas para o noticiário.
O crescimento das assessorias de imprensa já ocupa 50% dos jornalistas no Brasil. Atualmente é possível encontrar assessorias de imprensa em empresas privadas, públicas, pessoas físicas (influenciadores) e ONGs. Além de representar uma ferramenta de fortalecimento de marca, a assessoria de imprensa promove a transparência do negócio. A intermediação da assessoria de imprensa entre a fonte e a mídia se estabelece por meio de um relacionamento contínuo.
Com o que trabalha a assessoria de imprensa?
- Gerenciamento de crises: Nos momentos mais difíceis, é o profissional da assessoria que poderá traçar a melhor estratégia de comunicação para que uma falha ou ruído possam ser revertidos, sem grandes danos para a imagem do assessorado.
- Geração de mídia espontânea: Com o trabalho de divulgação de releases, sugestão de pautas e fontes, a assessoria de imprensa oferece informação de qualidade a jornalistas, promovendo um debate que seja de interesse de ambos os lados. É possível garantir espaço em diferentes meios de comunicação, sem que seja necessário pagar para isso.
- Relacionamento e diálogo com a mídia: Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso aos profissionais das redações, e são responsáveis por emplacar as pautas de interesse do assessorado.
- Orientação de porta-vozes/media training: É trabalho da assessoria de imprensa orientar e treinar o responsável por falar pela empresa ou instituição. É ele quem alinha o tom que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados. Media trainings e a produção de conteúdos especializados como briefings, mensagens-chave, discursos e análises de mídia contribuem para o preparo dos porta-vozes e para o posicionamento da instituição.
Ferramentas
Para que o assessor de imprensa possa desempenhar todas as atividades de relações públicas de maneira eficaz, utilizamos diversas ferramentas na Alfa. Na nossa empresa, oferecemos uma variedade de serviços dentro da assessoria de imprensa, tais como:
- Press release: Texto escrito em formato de notícia, que tem como objetivo comunicar aos veículos de comunicação sobre um acontecimento da empresa. Pode se referir a seus produtos, serviços, eventos, novidades ou modelo de negócio.
- Press Kit: É um kit para divulgar um novo produto ou chamar atenção para alguma atividade da empresa ou novidades do negócio. Podem ser: bloquinho, caneta, produtos recém-lançados, etc. Hoje, o press-kit não se limita mais aos jornalistas e pode ser distribuído em feiras de negócios e treinamentos para outros públicos-alvo como parceiros, patrocinadores, possíveis investidores e os próprios colaboradores da empresa.
- Press-trip: É uma ferramenta para ampliar e fortalecer o relacionamento de marcas com a imprensa e influencers por meio de viagens ou visitas guiadas a determinados locais, eventos, empreendimentos, lançamentos de produtos e projetos de uma instituição.
- Clipping e análise de mídia: Por meio da clipagem de notícias, o assessor descobre as menções feitas ao assessorado pelos diversos veículos de comunicação. A análise de mídia serve para mensurar como foi a presença da instituição e/ou de um porta-voz nos veículos de comunicação.
- Site e redes sociais: Com o avanço da tecnologia, os assessores de imprensa dominam hoje os canais digitais, fundamentais para a comunicação com a imprensa e também com o público da empresa.
- Mailing: Um bom mailing contribui significativamente tanto para o relacionamento com a mídia quanto para a disseminação correta de cada informação. A segmentação desses contatos (nacional, regional, especializado ou por editorias) também é peça fundamental para que a divulgação da mensagem seja eficiente e para que a assessoria saiba qual conteúdo é estratégico para cada tipo de público e veículo de comunicação.
- Relacionamento com a mídia: Encontros, reuniões e cafés com jornalistas faz parte da consolidação do relacionamento e diálogo da instituição com a imprensa. A ponte é feita pela assessoria de imprensa.
- Produção e gestão de conteúdo: Releases, briefings, pontos de fala, mensagens-chave, discursos, roteiros para vídeos institucionais e postagens nas redes sociais são conteúdos produzidos diariamente por uma assessoria de imprensa. O objetivo é deixar os porta-vozes sempre preparados e munidos das informações e dados mais atuais possíveis, além de consolidar o posicionamento da instituição perante à mídia e a sociedade em geral.